Esse projeto ambiciona ampliar a capacidade de monitoramento e combate a conteúdo racista publicado em redes sociais. Atuamos na construção de métodos e técnicas capazes de organizar o conhecimento em torno das variadas formas de racismo em ambientes digitais. Em outras palavras, é um modo de abordar suas dimensões mais marcantes, não apenas a ofensa em si, mas em como essa ofensa pode se estruturar politicamente, socialmente e culturalmente. Consideramos que o discurso dessa natureza pode se apresentar publicamente de várias formas (xingamentos diretos, ofensas veladas, frases de ataque, etc.), assumir formatos diversos (texto, imagem, vídeo etc.), abrigar-se de modo disperso por múltiplas redes, além de ter graves impactos políticos e sociais.
O propósito é construir um centro multidisciplinar de pesquisa e aplicação de serviços capaz de contribuir decisivamente para a criação de ambientes sociais digitais mais democráticos, tolerantes, justos, pluralistas e respeitosos com minorias e grupos socialmente mais vulneráveis.
Na prática, o projeto se desenvolve em três linhas de atuação:
identificar discurso de ódio online relacionado a questões raciais e quais são suas características;
estabelecer padrões, índices e diretrizes para orientar a detecção de conteúdo de ódio racial nas redes digitais;
criar espaços de cooperação técnico-científica (pesquisas, cursos e treinamentos) entre agentes públicos e demais envolvidos da sociedade civil para monitorar e combater tal discurso.