O racismo não anda só: as cinco dimensões do racismo nas redes

Não é apenas por ser negro, é por ser “macumbeiro”, por parecer u犀利士 m animal, por ser “favelado”, por ser mulher, por dançar. Os ataques racistas nas redes atingem pessoas negras em suas mais diversas características, usando um vocabulário variado e de difícil identificação.

O Observatório do Racismo nas Redes tem se dedicado a compreender as dinâmicas das ofensas e ataques racistas nas redes. Depois de explorações iniciais baseadas em episódios específicos, desenvolvemos uma nova forma de tentar capturar esse problema. Decidimos acompanhar reações em perfis de personalidades negras que atraem grande atenção e engajamento. São jogadores e jogadoras de futebol, influenciadores e influenciadoras, artistas, intelectuais e jornalistas, que enfrentam diariamente o racismo em suas mais variadas formas. É uma realidade que se faz presente também nos ambientes digitais.

Neste relatório, analisamos os comentários e as menções direcionadas a 26 perfis de personalidades negras no Twitter, Instagram e Youtube. A análise se refere a conteúdos publicados entre 01 de janeiro e 29 de março de 2023.

.

Confira o Relatório completo