Racismo e Futebol: como a questão racial domina a conversa sobre jogadores no Twitter

O período da Copa do Mundo direciona os olhares de todo o planeta para a competição e tudo que está em seu entorno. O evento, no entanto, não está isolado dos problemas que afetam a sociedade, vide os casos de racismo contra Mbappé e Camavinga, por exemplo, ocorridos ainda nas vésperas do mundial. Como grandes estrelas do esporte, os jogadores brasileiros que estarão na Copa já vivenciaram inúmeros casos de racismo – o que ficou evidente na presente pesquisa, vinculada ao projeto Observatório de Racismo nas Redes. Este estudo avaliou como o racismo se relaciona ao futebol ao investigar as menções a diversos atletas do Brasil no Twitter. Comparativamente, dentre personalidades negras de grande projeção na internet, ficou clara a grande visibilidade que as atitudes e posicionamentos dos jogadores de futebol assumem, sobressaindo-se no ambiente digital e os posicionando como vítimas em potencial de ofensas racistas propagadas nas redes. Exemplo disso é o caso de Vini Jr., conforme os dados abaixo:


A hashtag #bailavinijr reuniu os principais debates sobre o tema no Twitter (dentro da amostra da pesquisa). No período analisado, de 30 dias, este caso representou o maior pico de menções a um usuário, alcançando o número de 28,21 mil menções e 8,8 milhões de visualizações ao vídeo divulgado pelo jogador.


Outros casos relacionados a jogadores de grande repercussão, como Neymar e Paulinho, revelam que o racismo aparece como tema subjacente e transversal a outras temáticas de naturezas diversas. Em meio a inúmeras manifestações de apoio e reforço de discurso antirracista a partir de episódios de grande repercussão nas redes, alguns perfis insistem no racismo. Para isso, utilizam fatos ou situações vividas pelos jogadores para reforçar discurso racista. Nesses casos:


Vini Jr. é chamado de “Negueba” ou “Neguebinha” (134 menções), uma referência a outro jogador negro do Flamengo muito criticado pela torcida em determinado momento.
Já o jogador Paulinho, sofreu ataques após declarar apoio político a Lula, quando recebeu mensagens o chamando de “macumbeiro” (51 menções) – em episódio acontecido em 2021, quando o jogador comemorou um gol nas Olimpíadas fazendo referência a um Orixá. O repertório, no entanto, não se restringe a esses termos: foram encontradas referências a “favelado” (36 menções), “m犀利士 ulambo” (58 menções) e “fedorento” (6 menções).


Isso significa que mesmo quando o assunto acerca do qual tais atores se manifestam não está necessariamente relacionado a esta temática, a questão racial é trazida à tona, expressando-se muitas vezes de forma racista.

.

Confira o Relatório completo