SOBRE

SOBRE

Nosso principal objetivo é transformar as tecnologias digitais para construir oportunidades para um mundo mais justo.

 

Entendemos e acreditamos que as tecnologias digitais de comunicação e informação, suas diferentes plataformas e ferramentas são repletas de oportunidades e possibilidades, e por isso podem ser usadas em prol da sociedade, dos direitos humanos, da educação midiática e democrática, da diminuição das desigualdades informativas, do combate a toda forma de preconceito e do aprimoramento da governança democrática e transparência pública.

 

Nosso trabalho se concentra nas áreas que entrelaçam internet, política e vida cotidiana, buscando entender não apenas as dinâmicas online, mas como elas impactam concretamente a vida das pessoas.

 

business-5475661_1920

O QUE FAZEMOS

PESQUISA

Produzimos conhecimento inovador sobre fenômenos na interface entre política digital e a vida cotidiana.

COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO

Criamos espaços de compartilhamento de conhecimento com a sociedade civil.

ADVOCACY

Impactamos as decisões políticas a partir da produção ampliada de conhecimento e de pesquisas aplicadas.

nosso nome, nosso lugar

Somos uma iniciativa concebida na Bahia, por pesquisadores baianos e que tem Salvador como sede não apenas física, mas intelectual. Aláfia significa caminho aberto, coisas boas, bons augúrios. A palavra existe em diversas línguas faladas no continente africano e é uma referência a uma posição dos búzios que confirma bons presságios.

 

A escolha do nome do nosso laboratório bebe numa tripla referência que esse nome traz. Primeiro, claro, trata-se de uma homenagem às nossas raízes africanas e a formas de saber que antecedem a chamada modernidade. Segundo, o jogo de búzios ou o ifá, ao qual a palavra Aláfia faz referência, é um sistema divinatório, uma forma de entender a realidade para a construção do futuro. Esse é também nosso objetivo com o laboratório.

 

E por último, mas não menos importante, Aláfia simboliza proteção e resistência. Em um contexto brasileiro tão negativo para a ciência e a produção do conhecimento, nada melhor do que colocar o desejo de caminhos abertos e com bons augúrios já no nome da nossa empreitada.

 

Um Laboratório de pesquisa nesses moldes na Bahia é, sem dúvida, defender um lugar de construção de conhecimento fora do centro. Aláfia representa isso. (foto: Daniele Rodrigues)

equipe

initial image

maria paula almada

Diretora de Projetos do Aláfia Lab, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA). Realizou estágio-doutoral na School of Public Affairs and Administration, Rutgers University (EUA) e estágio de pesquisa no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atualmente é pesquisadora pósdoc do INCT.DD e vice-coordenadora do Grupo de Trabalho “Governo e Parlamento Digital” da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).

initial image

NINA SANTOS

Diretora Institucional do Aláfia Lab, pós-doutoranda no INCT.DD, pesquisadora associada do Centre d’Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Sorbonne) e Coordenadora do *desinformante. Foi pesquisadora visitante no Center of Advanced Internet Research (Alemanha, 2020) e no grupo Social Movements in the Global Age (Bélgica, 2018). Sua tese de doutorado foi premiada com o Prix de thèse da Université Panthéon-Assas e indicada ao Prix de la Chancellerie des Universités de Paris. Ela será publicada em 2022 pela Palgrave Macmillan

initial image

RODRIGO CARREIRO

Diretor de Pesquisa do Aláfia Lab, Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, mestre pela mesma instituição e especialista em Jornalismo e Convergência Midiática. Atuou durante 10 anos como assessor de comunicação e professor universitário. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), por onde desenvolve projeto de estágio pós-doutoral. Tem experiência na elaboração de projetos de ensino e pesquisa sobre política, comunicação, tecnologia e sociedade.

initial image

Coordenadora de Projetos

Ellen guerra